Análise: LG Smile TS-H092YNW0 Split High Wall 9000 BTUs Quente/Frio

Condicionador de ar quente e frio, tem boa potência, funções extras e preço atraente.

Publicado em 14/07/2015

Condicionador de ar quente e frio, tem boa potência, funções extras e preço atraente, mas não está entre os mais econômicos. Apesar de ter classificação B em consumo de energia, este LG Smile de 9000 BTU é um pouco mais barato que concorrentes de mesma capacidade e ainda oferece funções interessantes, como Timer, Jet Cool, Sleep Timer, Soft Dry e Energy Saving.

Um aparelho que oferece ciclos de ar quente e frio e ainda filtra o ar é um eletrodoméstico para ser usado praticamente durante o ano todo, como é o caso deste LG Smile de 9000 BTU, que você pode conhecer um pouco melhor acompanhando a análise a seguir.

Funções como Sleep Timer e Jet Cool tornam o aparelho mais iteressante

Com base de metal e revestimento em plástico branco e bom acabamento, sem rebarbas, a unidade evaporadora do condicionador LG Smile TS-H092YNW0 pesa 7 kg e mede 840 mm de largura, 270 mm de altura e 166 mm de profundidade. A frente plástica do aparelho, onde aparece o logo do fabricante, é móvel e pode ser erguida com um simples toque para limpeza do filtro de ar.

Na parte superior da unidade fica a entrada de ar a ser resfriado ou aquecido. Na parte de baixo ficam as aletas por onde sai o ar que vai climatizar o ambiente. e próximo a elas, na parte inferior direita do aparelho, ficam os LEDs que indicam as operações selecionadas e também um botão liga-desliga.

Falando em funções, o aparelho oferece desde as opções de liga-desliga, seleção de ciclo de ar (quente ou frio),temperatura e funções consideradas extras, como Timer (programação de funcionamento nas 24 horas seguintes), Jet Cool (resfriamento rápido), Soft Dry (desumidificação mantendo níveis saudáveis de umidade no ar), Sleep Timer (programação para funcionamento em até 7 horas de sono), Swing (mudança automática do fluxo de ar na vertical).

Todas essas funções podem ser acionadas pelo controle remoto, que é pequeno e de fácil manuseio, embora, como vimos pelos nomes das funções, traga expressões em inglês. Mas não é nada que dificulte o uso, já que são apenas 9 teclas e no display do controle vai aparecendo tudo o que foi selecionado. Mesmo assim, é sempre recomendável dar uma lida no manual de operações que acompanha o aparelho, para saber para que serve cada função. O controle traz ainda a tecla Energy Saving, que permite que o aparelho mantenha o ambiente em temperatura confortável, consumindo pouca energia. Essa função é ideal para ser acionada, juntamente, com a tecla Sleep Timer.

A unidade condensadora, por sua vez, tem como medidas: 575 mm de largura, 520 mm de altura e 261 mm de profundidade. E pesa 25 kg. Esta unidade é feita em metal e vem com revestimento à prova de sol e de chuva, para poder ficar do lado de fora do ambiente sem estragar.

Eficiente filtro de ar, boa potência, mas vazão de ar poderia ser melhor

Este aparelho de ar condicionado de 9000 BTU tem 870 W de potência, sendo ideal para ambientes com aproximadamente 15 m2. Seu consumo é de 18,3 Kwh/mês, tendo recebido classificação B em consumo de energia pelo INMETRO. Seria melhor se tivesse classificação A, já que não faltam concorrentes com essa característica. Mas é bom lembrar que esta linha de aparelho da LG utiliza tecnologia convencional e não a Inverter, que é mais tecnológica e proporciona maior economia. 

Mesmo assim, este LG em questão possui sistema Energy Saving, já citado, que o torna um pouco melhor. Uma coisa que este aparelho tem de bom é o seu sistema de filtro de ar, capaz de reter partículas como poeira, além de remover micro-organismos prejudiciais à saúde. O aparelho também desumidifica o ar na medida certa, pois possui a função Soft Dry, já vista. Com 3 velocidades de ventilação, o aparelho chega a uma vazão de 6,5 m3/min (ou 390 m3/h). Não é lá essas coisas, se comparado, por exemplo, ao Electrolux Eco Turbo TI09R/TE09R, que oferece vazão de 500 m3/h, mesmo tendo 822 W de potência. E aqui, neste LG, como dito, temos 870 W.

A vantagem deste aparelho LG, em relação ao concorrente citado ou de outras marcas, é o preço, pois ele fica um pouco abaixo da média dos demais. Quanto ao nível de ruído, o fabricante não informa esse dado. No entanto, notamos que durante o funcionamento, mesmo na função Jet Cool, o ruído do aparelho se mostrou algo suave e perfeitamente aceitável, sem incomodar os ouvidos.

A embalagem

A embalagem do LG Smile TS-H092YNW0 traz a unidade evaporadora com o suporte de fixação, a condensadora, o controle remoto com pilhas, o manual de instalação e de operações, além do termo de garantia, que tem prazo de 1 ano. Vale frisar que este aparelho é oferecido somente em 220 V, característica comum nos modelos split. Isso requer atenção para saber se no local onde ele será instalado existe tomada que ofereça essa tensão e que já esteja de acordo com a norma NBR 14136.

Conclusão

Com tantas funções interessantes, este aparelho quente e frio é um ar condicionado para se tornar um eletrodoméstico muito útil em diferentes épocas do ano para quem tem uma área de aproximadamente 15 m2 para refrigerar ou aquecer. Apesar de não ter classificação A em consumo de energia, também não será um vilão na conta de luz, já que possui classificação B. Considerando que o seu preço fica um pouco abaixo de concorrentes de capacidade equivalente, o investimento neste LG acaba compensando.