Buscas por virose na internet aumentam no verão

Especialista explica por que condição é mais comum nessa época do ano

Publicado em 16/01/2018
Laranjas e um  termômetro

Recentemente, o Google News Lab lançou o projeto I’m not feeling well (Não estou me sentindo bem, em tradução livre). A iniciativa tem como objetivo investigar a busca por determinados temas de saúde de acordo com a época do ano.  

Nesse período de verão foi constatado um aumento significativo por palavras como “vômito”, “diarreia", “febre”, “dor abdominal” e “enjoo”. Coincidentemente, todos esses são sintomas de virose, uma condição muito comum nas férias.

Quando esquenta, as pessoas ficam menos em casa, saem da rotina, vão visitar outros lugares, fazem refeições fora, fatores que elevam o risco de enfrentar o problema”, aponta o infectologista Alessandro Farias, do Hospital Português da Bahia, em entrevista ao site da revista Saúde.

Os principais causadores da virose são o enterovírus, coronavírus e rotavírus. Esses micro-organismos aparecem em pequenas partículas de fezes ou vômitos, encontradas em banheiros públicos, corrimão e maçanetas. Caso uma pessoa não lave as mãos corretamente, os vírus podem contaminar ainda água e alimentos e, consequentemente, infectar os outros.

Foto: Reprodução/Pixabay