Caneta é capaz de identificar câncer em 10 segundos

Tecnologia oferece um resultado preciso em 96% das vezes

Publicado em 14/09/2017
Caneta é capaz de identificar um câncer em 10 segundos

Cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram um dispositivo portátil, em forma de caneta, que tem a habilidade de identificar células cancerígenas em dez segundos. Batizada de MasSpec Pen, a novidade vai permitir cirurgias mais rápidas, seguras e precisas.

O estudo foi publicado na revista científica Science Translational Medicine. Segundo eles, a tecnologia oferece um resultado preciso em 96% das vezes e pode se tornar mais uma ferramenta à disposição dos médicos para evitar a reincidência do câncer.

Tudo acontece em 10 segundos

Geralmente é fácil detectar um tumor, mas em alguns casos a fronteira entre o tecido doente e o saudável não é tão visível. Esse é maior desafio dos cirurgiões, que ao retirar apenas uma parte do tecido podem fazer com que as células cancerosas remanescentes deem origem a um novo tumor. Mas se eles removem um tecido saudável, podem causar graves danos, especialmente em órgãos como o cérebro. E e aí que a caneta entra em ação, concluindo rapidamente a diferença entre os materiais.

"O que é emocionante sobre essa tecnologia é o quão claro ela atende a uma necessidade clínica. A ferramenta é, ao mesmo tempo, sofisticada e simples. E vai poder ser usada pelos cirurgiões em breve", disse Livia Eberlin, professora-assistente de química na Universidade do Texas, em entrevista ao site da BBC

Capa: Divulgação/Universidade do Texas