Cientistas desenvolvem remédio contra depressão

'Esketamine' é capaz de combater os sintomas já nas duas primeiras horas após a ingestão; confira

Publicado em 16/11/2016

O orgão de controle americano Food and Drug Administration (FDA), está analisando a liberação ao público de um spray nasal, capaz de combater a depressão em poucos minutos. A droga, que foi nomeada de Esketamine, passou por diversos testes em pacientes com históricos de depressão, que não haviam respondido aos tratamentos convencionais. 

Esse estudo foi publicado na revista científica Biological Psychiatry, e mostrou que os pacientes tiveram melhoras significativas já nas duas primeiras horas, diminuindo os pensamentos suicidas em 67% e apresentando uma melhora por até 35 dias. 

O medicamento apresenta alguns efeitos colaterais como tontura e sonolência, mas ainda assim proporciona um grande benefício para a saúde mental. A ideia é utilizá-lo em última instância, quando nenhum outro método tradicional estiver fazendo efeito, pois o Esketamine é um pouco mais invasivo em relação aos demais, pois atinge a substância cerebral glutamato, responsável pela ligação entre células cerebrais.

O psiquiatra e psicofarmacologista da Universidade de Newcastle, Hamish McAllister-Williams, em entrevista ao Daily Mail afirmou que ainda não se sabe como o efeito pode acontecer tão rapidamente. "Além de oferecer esperança para pacientes que já estão em tratamento, proporcionam abertura para novas pesquisas que ajudam a entender melhor a depressão”, concluiu.

Foto: Divulgação