Confira os exames preventivos para o câncer de próstata

Medidas devem ser tomadas desde a infância; cada uma irá variar de acordo com a idade

Publicado em 29/11/2016

Outubro é conhecido pelo alerta ao câncer de mama, e o mês de novembro não poderia ser diferente. Dessa vez, a prevenção é para o câncer de próstata. Essa é a segunda doença mais comum entre os homens, por isso, é de suma importância a abordagem do tema. 

É imprescindível que o paciente faça exames periódicos, pelo menos uma vez ao ano. O check-up é importante para a prevenção e investigação da doença. Além do hemograma, é preciso realizar diversos exames durante a vida. Confira abaixo:

Antes da adolescência

Na primeira e segunda infância, a fimose é causa de infecções urinárias e podem ser prevenidas com higiene local e, eventualmente, com a cirurgia.

Adolescência

Com a atividade sexual ativa, essa fase propicia a contaminação, podendo causar danos ao sistema urogenital. Além da contaminação pelo vírus HPV.

Após os 20 anos

Nessa idade já é preciso monitorar a possibilidade de câncer de testículo. Podendo também já fazer exames para verificar a fertilidade do homem.

A partir dos 30 anos

É preciso ficar atento em relação à gordura corporal, além da glicemia, triglicérides, da pressão arterial e da função cardíaca.

Aos 40 anos

Nessa idade é preciso ficar muito atento ao câncer de próstata, principalmente se você já teve algum caso na família. Os exames para detectá-lo são o PSA sanguíneo, exame de toque retal e o ultrassom.

Aos 50 anos

Aqui algumas modificações nas veias dos pacientes podem causar varizes, tornando o acompanhamento vascular importante. 

Aos 60 anos

Nessa idade já é possível começar a fazer colonoscopia, para conseguir identificar um possível câncer intestinal. 

Foto: Divulgação