Conviver com gatos na infância pode reduzir risco de alergia

Animal taz resistência para o organismo dos pequenos

Publicado em 25/09/2017
Gato no colo de criança

Animais em casa, como gatos, provocam alergia nas crianças? Cientistas acabam de trazer novos argumentos para essa questão: eles defendem que a convivência com os bichos é extremamente benéfica para os pequenos. 

De acordo com estudo feito pelos Institutos Nacionais de Saúde, nos Estados Unidos, se a criança fica exposta desde bebê a certas substâncias que os gatinhos soltam, os seus organismos se tornarão mais resistentes por volta dos sete anos de idade. 

A pesquisa foi realizada com 560 crianças que possuíam grande tendência a desenvolver alergia, pois pelo menos um dos pais tinha algum tipo de problema do gênero ou asma. Os resultados vão contra as crenças do senso comum de que, ao reduzir o contato com objetos que podem provocar alergia dentro do ambiente doméstico, acabamos afastando as doenças dos pequenos. 

O relatório ainda confirmou dados que já apareciam em outras pesquisas, como a influência de alguns hábitos e problemas de saúde da mãe no bem-estar respiratório de seus filhos. Segundo o levantamento, mães que fumaram durante a gestação ou sofreram depressão e estresse durante os três primeiros anos de vida dos pequenos influenciaram no aumento do risco de as crianças apresentarem asma.

Foto: Reprodução/Pixabay