Corpo humano leva 14 dias para se adaptar ao horário de verão

Pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia da USP mostrou que a mudança causa mais fadiga, desatenção e até falta de memória

Postado em Bem estar, Comportamento, Notícias em

Estudos revelaram que o brasileiro demora cerca de 14 dias para se adaptar ao horário de verão, número que parece bem alto por se tratar do adiantamento do relógio em apenas uma hora. A verdade é que a mudança afeta muito o organismo, especialmente dos adolescentes e jovens adultos, causando uma fadiga exagerada, picando o sono e causando falta de atenção e até memória curta.

Iniciado no último domingo (16) e com final previsto para o dia 19 de fevereiro, o novo fuso abrange boa parte do Brasil, pegando na totalidade o Sudeste e o Sul. A intenção do governo é que haja uma grande economia de energia por parte da população e nas empresas geradoras, além de poupar quase 150 milhões de reais com gastos no setor durante os meses. 

Apesar dos prós, os efeitos da mudança podem até ser causa de acidentes e baixo rendimento na escola e no ambiente de trabalho, afinal, aquela horinha faz muita diferença, como afirma o autor do estudo e pesquisador da USP, Guilherme Silva Umemura: "Com a mudança no horário as pessoas são obrigadas a acordar mais cedo e isso gera uma série de modificações fisiológicas no organismo", disse.

Odiado por uns e amado por outros, o horário de verão foi idealizado por Benjamin Franklin, ainda no século XVIII, nos EUA. O patriarca dos norte-americanos considerou que, em épocas mais quentes e com maior presença do sol, mudar o relógio poderia gerar uma economia em querosene e nas velas, que eram o que mantinham a luz nas casas durante a noite.

Foto: Divulgação

TudoArCondicionado.com

Grupo de Ofertas

TudoArCondicionado.com é um site agregador de ofertas gratuito, ou seja, não vende produtos próprios. Sendo um agregador de ofertas não podemos garantir o preço, a disponibilidade dos produtos e a duração das ofertas, caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre o nosso site e o site da loja, a condição válida e praticada será a do site do lojista. Sempre confira o preço e as condições diretamente no site da loja. Veja também as regras de entrega gratuita, parcelamento e política de vendas no site do lojista. As ofertas, condições de venda e preços dos varejistas podem ser alteradas ou interrompidas a qualquer momento, sem aviso prévio e por isso não nos responsabilizamos. Confira sempre o preço na página do produto da loja direcionada antes de efetuar a compra. A entrega do pedido é condicionada a disponibilidade do estoque do lojista e não está sob responsabilidade de tudoarcondicionado.com