Dicas, soluções e dúvidas frequentes sobre ar condicionado

Saiba como adquirir o aparelho ideal para o seu ambiente, realizar manutenção, diferença entre modelos e mais

Publicado em 31/07/2015

O ar condicionado é um equipamento que cada vez mais faz parte do nosso dia a dia, especialmente com os nossos verões cada vez mais quentes. Entenda um pouco melhor sobre este equipamento.

Como medir a potência adequada de um ar condicionado para meu ambiente?

O primeiro passo a ser analisado antes de escolher seu ar condicionado é o ambiente no qual você pretende instalar o equipamento. 

Você deve levar em conta o número de saídas de ar que a área possui, ou seja, janelas e portas existentes. A média mais procurada no mercado é entre 600 a 800 BTUs por metro quadrado. Saiba quantos BTUs o seu equipamento precisa ter.

Como realizar a manutenção preventiva do ar condicionado?

A manutenção recomendada para equipamentos residenciais deve ser realizada 1 vez por mês no verão e no inverno a cada 2 meses, retirando e lavando o filtro do ar em água corrente, e instalando novamente ainda molhado. Já nos equipamentos instalados há mais de cinco anos, o ideal é solicitar um técnico para realização da limpeza interna do equipamento. Neste caso é necessário desmontar e montar todo o equipamento, e, em alguns casos, substituir algumas peças. Uma dica importante: durante o período que você estiver limpando sua casa não deixe o equipamento ligado, para que não ocorra sucção de pó na parte interna do aparelho.

Tubulação de alumínio ou cobre para modelos Split?

A tubulação de cobre é a mais usada e também mais cara, mas é mais resistente. É indicada para locais com maresia, pois uma vez em contato com água ou outros metais, o alumínio pode ser corroído. A corrosão pode levar o vazamento do fluidos, que em alguns modelos contém CFC (clorofluorcarbonetos), que além de ser um gás que colabora com a destruição da camada de ozônio, faz com que o ar condicionado gele menos, obrigando a troca do líquido.

A quantidade de água que um ar condicionado portátil é igual para qualquer lugar?

Não. A quantidade de água que um ar vai produzir em um determinado espaço, depende das condições do ar na região, ou seja, em locais mais secos o aparelho irá gerar menos água, já em locais litorâneos, onde o tempo é mais úmido, consequentemente o equipamento irá gerar mais água. É válido lembrar que esse tipo de aparelho possui um reservatório interno de água condensada e precisa ser substituída periodicamente.