7 reações do seu corpo que você precisa entender

Todas elas significam alguma coisa para o organismo, e por isso é importante saber interpretá-las; confira

Publicado em 06/12/2016

Algumas ações que o corpo humano faz, involuntariamente, acabam servindo para barrar agentes que podem fazer muito mal à ele. A febre, por exemplo, é um alerta para dizer que algo está indo errado. Dessa forma, separamos abaixo 7 pontos para você entender o que acontece com o seu corpo:

Bocejar

O bocejo não serve apenas para alertar que o corpo precisa diminuir seu ritmo, ele serve também para ajudar a cabeça a funcionar, pois resfria o cérebro após a massa cinzenta, e sofre uma elevação da temperatura.

Espirrar

Quando espirramos, o corpo quer na verdade expulsar vírus e bactérias que podem causar doenças. Até mesmo pequenas partículas que podem provocar reações alérgicas são expelidas pelo espirro.

Alongamento

Acordar e espreguiçar, não há remédio melhor. O alongamento ajuda a preparar para as atividades que teremos ao longo do dia. Ele também ativa os músculos e ajuda na circulação sanguínea. 

Mioclonia Noturna

Sabe aquela contração muscular que você tem de forma involuntária? Isso acontece pois quando dormimos nossa frequência respiratória cai, e nosso batimento acaba diminuindo. O cérebro vê isso como um sinal de morte, e logo contrai os músculos para manter o corpo ativo.

Dedos enrugados

Quando ficamos muito tempo em um lugar úmido, o corpo entende que estamos em um ambiente escorregadio, com isso a pele enruga para que possamos segurar com mais firmeza nas superfícies lisas.

Arrepios

Quando ficamos cheios de bolinhas na pele, é porque o corpo está tentando reduzir a perda de calor, contribuindo para que a temperatura se mantenha estável.

Chorar

Chorar faz bem, mantém os olhos lubrificados, e ainda serve como uma defesa emocional. 

Foto: Divulgação